.

Banco de Leite Humano precisa de doações para manter estoque de leite materno

O Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), em Aracaju, precisa de doações para manter o estoque de leite materno, utilizado para nutrir os bebês que nascem na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, na capital sergipana, classificada como maternidade de alto risco.

A Rede de Bancos de Leite de Sergipe há 32 anos e tem sido responsável pela redução da mortalidade infantil através do apoio e incentivo ao aleitamento materno. O banco de leite é responsável por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta, controle de qualidade, pasteurização e distribuição do leite. A Rede de Banco Estadual agrega o Banco de Leite Humano Marly Sarney (BLH), Banco de Leite Irmã Rafaela Pepel, O Banco de Leite Zoéd Bittencourt e o Posto de Coleta Santa Isabel.

O leite coletado pela mãe é transportado por um funcionário do serviço acondicionando em caixas isotérmicas, contendo gelo reciclável, com termômetro de máxima e de mínima temperatura, o qual é levado o mais rápido possível para o BLH. Lá é passado álcool a 70% em todos os vidros e acondicionado no freezer específico para depois ser pasteurizado.

Para estocar esse leite doado, são necessários frascos de vidros com tampas de plástico, como os de café solúvel. Esse material é esterilizado e seguro, pois é resistente ao congelamento e descongelamento. Esse processo evita que o leite não perca os seus nutrientes. Também não acumula cheiro e nem resíduos com o uso da tampa de plástico.

Dados

De acordo com o Relatório Gerencial do Banco de Leite Humano Marly Sarney, em 2017 teve um total de 550 doadoras, beneficiando 1.458 bebês, em 2018, foram beneficiados 1.738 bebês, com 797 doadoras.

Endereços

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes: Banco de Leite Humano Marly Sarney, Rua Recife, s/n, José Conrado de Araújo, em Aracaju. Contato: (79) 3218-9424

Banco de Leite Humano Irmã Rafaela Pepel: Rua Jackson de Figueiredo, 401, Centro de Itabaiana. Contato: (79) 3431-2290;

Maternidade Zacarias Júnior: Banco de Leite Humano Zóed Bittencourt: Rua Hipólito Santos, s/n, Centro de Lagarto. Contato: (79) 3631-2723;

Coleta - Posto de Coleta do Hospital Santa Isabel 'Dr. Fernando Guedes': Avenida Simeão Sobral s/n, Bairro Santo Antônio, em Aracaju. Contato (079) 3212-4900.

Fonte: G1/SE