.

Choveu muito na região de Pedro Alexandre (BA) nos últimos dias

A comunidade de Quati, no município de Pedro Alexandre, no norte da Bahia, foi alagada nesta quinta-feira, 11 de julho, por causa do rompimento de uma barragem. Pelas notícias da imprensa geral, sabe-se que toda a região entre Pedro Alexandre e Coronel João Sá, que fica ao sul de Pedro Alexandre, ficou alagada com o transbordamento do rio Peixe.

Até por volta das 15 horas, segundo informações divulgadas na imprensa, não havia registro de vítimas fatais, porém 200 famílias estavam isoladas.

A prefeitura de Pedro Alexandre decretou estado de calamidade e de emergência, diante da situação do município que ficou tomado pela água.

Tempo instável nos últimos dias

Toda a região do norte e nordeste da Bahia, Sergipe e também Alagoas ficou com tempo instável desde o dia 7 de julho, domingo, quando uma forte frente fria chegou ao norte da Bahia e depois avançou sobre Sergipe e Alagoas.

Foi a mesma frente fria que trouxe a intensa onda de frio que gelou o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil desde o fim de semana passado, 6 e 7 de julho.

Esta região entre a Bahia, Sergipe, Alagoas e o sertão de Pernambuco tem estado nublada e com chuva frequente nos últimos quatro dias. Em várias horas choveu com moderada a forte intensidade. 

A chuva desta frente fria certamente contribuiu para a elevação do rio Peixe e o rompimento da barragem na comunidade de Quati.

Veja quanto choveu entre os dias 7 e 11 de julho de 2019 na região próxima de Pedro Alexandre, com dados do Instituto Nacional de Meteorologia e do CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais 

Carirá (SE): 138,6 mm

Jeremoabo (BA): 43,2 mm

Nossa Senhora da Glória (SE): 188,8 mm

Coronel João Sá (BA): 90,6 mm

A passagem desta intensa frente fria provocou quase 113 mm em Salvador no começo da semana.

Em Aracaju, choveu 224,8 mm entre os dias 8 e 11 de julho.

A região de Paulo Afonso (BA) está com tempo chuvoso há três por causa desta frente fria.

Previsão do tempo para os próximos dias

A frente fria já se afastou do Nordeste, mas a infiltração de umidade marítima sobre a região entre a Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas ainda é grande. Há condições para chuva, inclusive na região de Pedro Alexandre, mas com fraca a moderada intensidade.

As condições para chuva diminuem no fim de semana, mas o tempo ainda não fica completamente seco.

Fonte: ClimaTempo