.

Instabilidade no clima em Sergipe até final de setembro

O tempo em Sergipe deverá permanecer instável até o dia 21 de setembro, segundo previsões climáticas do Centro de Meteorologia Estadual. Conforme as avaliações do especialista Overland Amaral, até esta próxima sexta-feira, 30, poderão correr chuvas localizadas, esparsas, e decrescentes indo do litoral para o interior sergipano.

Ainda conforme Overland, a instabilidade climática - atmosfera em gestação de convergência, com aumento das nuvens, e consequentemente, chuvas - faz parte da estação de inverno, e por isso deve prosseguir até o final de setembro, chovendo mais no litoral, menos no agreste e menos ainda no semiárido.

“As chuvas estão sendo proporcionalmente reduzidas. Mas, as instabilidades vão continuar. Menos do que foi nos meses anteriores, mas, deverão ocorrer. No período de maio, junho e julho, elas chegam com maiores níveis, no entanto, em agosto e setembro já começam a reduzir, devido às características da estação”, explica Overland.

Além disso, a nebulosidade climática deverá aumentar sempre em períodos noturnos (fim de tarde, noite, madrugada e amanhecer). “Como há uma maior condensação de nuvens, há maior instabilidade, devido ao resfriamento. As temperaturas caem e forma mais condensação”, ressalta. 

As condições de chuva se estendem até o final dessa semana, com ventos fortes nesta quinta-feira, 29, com velocidade entre 30 a 36km/h em período de noite e madrugada, o que causa elevação de ondas entre 2,5 a 3 metros de altura.

“Sábado e domingo (31/08 e 01/09), no período da manhã, noite e madrugada, poderá ter aumento de nebulosidade e chuva. À tarde será de céu claro, com algumas nuvens. Geralmente com a chegada de ventos de sul e sudeste, aumenta o nível das ondas. Nesses dias que estão com os ventos mais intensos e mais fortes, é provável que tenha, uma elevação de ondas, permanecendo até o dia 30, depois haverá uma redução, e elas retornam à elevar a partir do dia 02 de setembro”, afirma Overland.

Fonte: Jornal da Cidade