.

Sergipe registra segundo caso de Sarampo

Uma criança e um adulto tiveram Sarampo este ano em Sergipe, foi o que concluiu a Secretaria de Estado da Saúde (SES) nessa terça-feira, 13, através da análise de exames.

O caso da criança foi o segundo a ser confirmado. De acordo coma coordenadora de Vigilância Epidemiológica da SES, Sheila Teixeira, tanto a criança, quanto o adulto são moradores do município de Estância (SE), na região sul do estado.

Ainda segundo ela, os casos foram notificados no primeiro semestre deste ano, embora a confirmação do teste para Sarampo, no caso do adulto, só tenha sido concluída ontem.

Ao todo, foram notificados 11 casos  este ano em todo estado. A SES informou que a criança e o adulto receberam tratamento adequado e passam bem. Informou ainda que assim que foram notificados os casos, equipes aturam para fazer o bloqueio da doença na área, com ações como vacinação e triagem de possíveis casos.

A orientação é que os sergipanos confiram em seus cartões de vacina se já foram imunizados contra a doença. Quem já teve Sarampo  está imune.

Quem vai viajar para alguma área em que há cenário epidemiológico da doença e ainda não foi imunizado, a orientação é buscar uma unidade de saúde 30 dias antes da viagem.

Os sintomas iniciais apresentados pelo doente são: febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, manchas avermelhadas no corpo, coriza e congestão nasal e mal estar intenso.

Fonte: FAN F1